top of page
pexels-pixabay-70365.jpg
Quem%20Somos_edited.jpg
pexels-pixabay-70365.jpg

QUEM SOMOS

Inspirados pela Natureza

Somos Michele Montenegro e Leonel Briones casal fundador do Projeto Salve Floripa, iniciativa que nasceu em setembro do ano 2009. Após meses de investigações e vivências em viagens pelo continente fomos inspirados por projetos ambientais de Costa Rica, país berço da ecologia e preservação de nosso grande continente Americano. 

Já antes moradores de Florianópolis ao retornarmos a Ilha, após três anos fora do Brasil, percebemos uma grande problemática muito pouco divulgada e citada que é a invasão das espécies exóticas por grande parte da vegetação nativa da Ilha, colocando em risco a preservação da Mata Atlântica local.

Em parcerias com algumas instituições ambientais locais, começamos a unir forças e organizar atividades voluntárias de ações em campo.

   Identificamos que com o avanço dos Pinus Elliottii estamos perdendo área de Mata Nativa, abrigo para os animais e sendo prejudicados os lençóis freáticos.O crescimento das espécies exóticas impedi que a Mata Nativa cresça e se prolifere, resultando uma grande cadeia degenerativa da biodiversidade local. Certificamos que o trabalho de recuperação das aéreas invadidas por exóticas é enorme e que precisamos de sólidas parcerias, envolvendo e conscientizando a sociedade civil e empresas a participarem apoiando as ações de recuperação.

    Para apoio destas ações criamos nosso próprio veículo de comunicação; o Mapa Ecológico Florianópolis para divulgar a existência do Projeto Salve Floripa, a defesa da causa ecológica, sensibilizar e conscientizar os visitantes e população local sobre a situação ambiental da mata Atlântica de Florianópolis. A partir deste veículo de divulgação acessar empresas apoiadoras e patrocinadoras que participem das edições do Mapa Ecológico Florianópolis através da ecopublicidade.

    Em 2020 as ações foram canceladas em função da pandemia. Neste ano nossa edição para a temporada de verão foi interrompida por não termos anunciantes apoiadores suficientes para a edição em função da situação global. Por esse motivo estamos lançando agora no início de 2021 a 1° campanha de Vaquinha Online para viabilizar a continuidade do trabalho nos próximos três meses do Projeto Salve Floripa. 

"Nosso propósito maior é o florescimento da consciência ecológica na Ilha e no Brasil. Pelo bem do Planeta e  toda a Humanidade."

bottom of page